quarta-feira, 27 de junho de 2012

Técnicas de Cobrança

O estudo das técnicas de cobrança é importante para todo profissional que atua nesta área.

Cobrança é o reaver valores perdidos, recuperar dinheiro, reabilitar o crédito de outrem. Quando uma venda é realizada a prazo e este recebimento não ocorre dentro do prazo estabelecido ou tolerável, é feito o processo de recuperação de crédito, ou seja, a cobrança para reaver o valor esperado. Este processo não é fácil, porém é um trabalho necessário para a saúde financeira das empresas. 

Cobrar significa recuperar um cliente, o que trará teoricamente valores considerados perdidos e novos negócios futuramente. O cliente que está em crise hoje pode vir a se recuperar amanhã e surpreender com seu novo potencial de compras e pagamentos. É bom ter isso sempre em mente.

Eis algumas dicas e técnicas de cobrança:

- Não ameace o devedor, pode ser que a lei favoreça-o; 
- Não exponha o devedor;
- Cobranças não podem ser realizadas sob ameaças ou com raiva e cansaço.
- Procure documentar tudo. As visitas de cobrança, os acordos e principalmente os pagamentos efetuados.
- Se for receber algo como pagamento, solicite a nota fiscal, e verifique se está quitado, com documentos regularizados, etc.

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